Jornal Correio Braziliense

Politica

Em pronunciamento, Temer rebate denúncia de propinas em imóveis da família

Ao fim do discurso, disse que 'continuaremos' enfatizando que não renunciará e seguirá sob o comando da atual gestão

O presidente Michel Temer surpreendeu e, diferentemente do previsto na agenda oficial, fez um pronunciamento nesta sexta-feira (27/4) rebatendo as informações de que ele teria lavado propina em imóveis de familiares, segundo divulgou nesta sexta-feira (27/4) o jornal Folha de São Paulo. Ao fim do discurso, disse que ;continuaremos; enfatizando que não renunciará e seguirá sob o comando da atual gestão.

Em um tom alterado em relação à postura natural, Temer não poupou críticas e, visivelmente irritado, classificou as informações publicadas como ;mentiras lançadas contra minha honra;. Também criticou que as ;mentiras; atingem não somente a ele, como, também, à família. Incluindo o filho Michelzinho, de 9 anos.

O emedebista disse que não tem nada em seu nome a esconder. Garantiu que todos os bens estão ;devidamente declarados; nas ;várias declarações sobre o imposto de renda;. ;Não tenho casa de praia. Não tenho casa de campo. Não tenho apartamento em Miami. Não tenho vencimentos em salários, a não ser aqueles absolutamente dentro da lei;, afirmou.

Como presidente da República, ele afirmou que ganha apenas um complemento à aposentadoria que chega a cerca de R$ 2,5 mil. Temer disse que ;qualquer contador, qualquer pessoa de bem, e qualquer professor de matemática; conseguiria concluir que, ao longo do tempo, ele obteve ;recursos suficientes; para comprar os imóveis que têm no nome e reformar os imóveis. ;Só um irresponsável mal intencionado ousaria tentar incriminar a minha família, minha filha, meu filho, de 9 anos, como lavadores de dinheiro;, rebateu.
As informações publicadas indicam, na avaliação de Temer, vazamentos intencionais por parte de servidores da Polícia Federal (PF). Ele afirmou que nem mesmo os advogados que o representam têm acesso aos autos do inquérito que o investiga por suposto favorecimento a empresas do setor portuário. Devido a isso, disse que sugerirá ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que apure internamente como se dão esses ;vazamentos irresponsáveis;. ;Não é a imprensa que vai lá de forma, digamos, escondida, para examinar os autos;, disse.

Denúncia

A reportagem rebatida por Temer informa que a mulher dele, Marcela Temer, e o filho, Michelzinho, seriam donos de alguns dos imóveis que estão sob a investigação da PF. Os investigadores suspeitam que a família tenha lavado dinheiro no pagamento de reformas nas casas e ocultado as transações imobiliárias em nomes de terceiros, para assegurar a ocultação de tais bens.