A relatora do projeto que trata sobre a intervenção do governo federal na segurança pública no Rio de Janeiro, deputada Laura Carneiro (MDB-RJ), vai fazer um relatório favorável ao decreto presidencial. Segundo apurou o Correio, a parlamentar vai pedir mais detalhes ao Executivo de como se dará a operação no estado.
Na avaliação da deputada, a intervenção das Forças Armadas no Rio para conter a violência é uma boa medida, diante do elevado grau de assaltos e arrastões, que foram alarmantes no último carnaval.
No seu relatório, Laura Carneiro vai fazer a sugestão de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) ao governo federal, como uma espécie de decreto complementar para o projeto. A intenção é dar um detalhamento mais detalhes sobre a intervenção no Rio de Janeiro.
[SAIBAMAIS] Os parlamentares da base avaliam que a medida é necessária, mas foi tomada às pressas e sem planejamento. A principal dúvida é a questão orçamentária. A deputada vai exigir detalhes sobre a origem dos recursos para a operação e onde serão aplicados. Laura passou todo o domingo em reunião com especialistas em segurança pública no Rio e deve voltar a Brasília na manhã desta segunda (19/2).
O governo não deve ter dificuldades de aprovar o decreto no Congresso. É necessária a maioria simples (metade dos presentes mais um) na Câmara e no Senado. A expectativa é de que a medida de intervenção seja aprovada pelo Congresso até terça (20/2).