Após sofrer um desmaio, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), está sendo submetido a exames para descartar completamente a suspeita de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou uma isquemia e verificar o estado geral de saúde. Um novo boletim médico será publicado nesta tarde. O senador permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, sem previsão de alta.
O clima entre assessores e amigos do presidente do Senado é de tranquilidade. Um amigo próximo da família que visitou o senador no hospital, na manhã desta quinta-feira, disse que Eunício está bem, falando, mas o quadro exige observação. Os médicos trabalham com várias hipóteses, entre elas, de que o mal-estar tenha sido fruto de todo o estresse vivido diante a situação política do país. ;Ele cair do nada, assim, em casa, não é normal. Preocupa, né?;, comentou o amigo.
[SAIBAMAIS]Em nota, divulgada no começo da manhã, o Senado comunicou que o parlamentar teve um desmaio durante a madrugada. Ele havia enfrentado um dia agitado no Senado, em que foram aprovadas em plenário a lei do abuso de autoridade e o fim do foro privilegiado. Eunício foi atendido primeiramente na Clínica Daher, no Lago Sul, e depois encaminhado ao hospital. "Inicialmente pensou-se tratar de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas exames não diagnosticaram isso", diz a nota.
Cirurgia
Em fevereiro deste ano, o presidente do Senado passou por uma pequena cirurgia para a retirada da vesícula. De acordo com a assessoria do parlamentar na época, ele sofreu uma "crise de colecistite aguda com obstrução por cálculos na via biliar principal". Após exames, a equipe médica decidiu realizar o procedimento cirúrgico, que ocorreu sem problemas.
Eunício Oliveira foi eleito presidente do Senado em fevereiro, com 61 votos, contra dez do concorrente, o senador José Medeiros (PSD-MT), e outros dez votos em branco. O senador havia sido indicado pelo seu partido, que tem a maior bancada da Casa. Ele deve ocupar o cargo no biênio 2017-2018.