O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) lançou uma enquete em suas redes sociais na quinta-feira (16/2), na qual simula o cenário de um eventual segundo turno entre o ex-presidente Lula (PT-SP) e seu pai, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nas eleições presidenciais de 2018. O resultado pode ter surpreendido os Bolsonaros: Lula venceu com 71% dos votos, contra 29% de Jair.
Mais de 296 mil pessoas votaram na enquete, que foi publicada por Flávio Bolsonaro após a divulgação dos resultados da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que colocou Lula na ponta da disputa para a próxima eleição presidencial. Nos comentários do post, internautas utilizaram o espaço para discutir sobre opiniões políticas. Outros aproveitaram para ironizar o fato de Bolsonaro estar atrás na pesquisa lançada pelo próprio filho.
[SAIBAMAIS]Jair Bolsonaro já confirmou a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem. Ele deverá se candidatar pelo PSC, partido que disputou o pleito de 2014 com Pastor Everaldo, que teve somente 780.513 votos, o equivalente a 0,75% dos votos válidos. Bolsonaro ; o pai ;, no entanto, foi eleito por 464.572 eleitores do Rio de Janeiro, desempenho que o colocou em primeiro lugar entre os deputados federais eleitos no estado.
No início de fevereiro, Jair Bolsonaro disputou a presidência da Câmara dos Deputados e ficou em último lugar, com apenas quatro votos, atrás até dos votos em branco. Ele não foi votado nem por um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que não participou da sessão, ocorrida no dia 2/2.
Pesquisa CNT
A pesquisa eleitoral CNT/MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários para a sucessão presidencial. Jair Bolsonaro também se destacou na pesquisa, na maioria das simulações ele aparece à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo colocado nas eleições de 2014.
Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma relação de candidatos ao eleitor, o petista tem 16,6% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 6,5%, e Aécio, com 2,2%. A ex-ministraMarina Silva (Rede) teria 1,8%, e o presidente Michel Temer (PMDB) seria o quinto, com 1,1%. Os eleitores também citaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), 0,9%, o governador de São Paulo,Geraldo Alckmin (PSDB), 0,7%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 0,4%.