Jornal Correio Braziliense

Politica

Temer não quer apenas um candidato aliado em eleição da Câmara, diz Jovair

O deputado do PTB, Jovair Arantes, negou ainda que tenha participação direta na ação movida por Alfredo Kaefer (PSL-PR) contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ)

O candidato do PTB à presidência da Câmera dos Deputados, Jovair Arantes (GO), disse há pouco, após encontro com o presidente Michel Temer, que não ouviu dele a afirmação de que deseja apenas um candidato da base aliada na disputa da próxima quinta-feira.

Jovair afirmou ao presidente que percorreu os 27 estados e conversou com pelo menos 160 deputados e garantiu que Temer encorajou-o a manter a candidatura. "Se tem algum ministro trabalhando especificamente por um candidato eu acredito que será chamado para conversar com o presidente".

O petebista lembrou que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentou pelo menos duas vezes derrubar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e que a única derrota sofrida pelo governo até o momento - a votação da renegociação da dívida dos estados na qual foi retirada a exigência de contrapartidas dos administradores estaduais - foi fruto da má condução do presidente da Casa.

"Eu acho que o Maia não gosta de goianos", ironizou Jovair.

Ele negou ainda que tenha participação direta na ação movida pelo deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) que tenta impedir Maia de conduzir o processo de eleição na Câmara.

"O deputado Alfredo é zeloso do regimento interno e deve ter feito isso com esta preocupação. O presidente Maia, inclusive, não tem esse cuidado, já que ao se lançar candidato está desrespeitando uma lei aprovada pelos próprios deputados da Casa".