A Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) cumprem, nesta quinta-feira (26/1), seis mandados de prisão preventiva, quatro de condução coercitiva, quando a pessoa é levada à força para prestar depoimento, além de 22 de busca e apreensão durante a Operação Eficiência, a segunda fase da Lava-Jato no Rio de Janeiro. Uma das prisões é contra o empresário, do no da EBX, Eike Batista.
[SAIBAMAIS]De acordo com a PF, Eike não foi encontrado na casa onde mora, no Jardim Botânico, e já é considerado foragido da Justiça. Outros alvos da ação de hoje são o ex-governador Sérgio Cabral, preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, além de Wilson Carlos e Carlos Miranda, também presos.
A pedido do MPF, também foram ordenadas as prisões do advogado Flávio Godinho e quatro membros da organização: Álvaro Novis, Sérgio de Castro Oliveira, Thiago Aragão (Ancelmo Advogados) e Francisco Assis Neto.
As conduções coercitivas se destinam à tomada dos depoimentos de Susana Neves e Maurício Cabral ; ex-mulher e irmão de Cabral ;, de Eduardo Plass (TAG Bank e gestora de recursos Opus) e de Luiz Arthur Andrade Correia, preso na 34; fase da Op. Lava Jato, em setembro. As apreensões ocorrem em endereços residenciais ou comerciais de Susana Neves, Maurício Cabral e dos seis presos sem mandado anterior.
As ordens judiciais serão cumpridas apenas no Rio de Janeiro. Todas foram expedidas pelo juiz Marcelo Bretas, da 7; Vara Federal Criminal do estado.
Veja a lista de mandados judiciais expedidos pela 7; Vara Federal Criminal do Rio:
PRISÕES PREVENTIVAS
Eike Batista, empresário
Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro
Flávio Godinho, advogado
Wilson Carlos, ex-secretário de governo e ex-assessor de Cabral
Carlos Miranda, ex-assessor de Cabral
Álvaro Novis, membro da organização
Sérgio de Castro Oliveira, membro da organização
Thiago Aragão (Ancelmo Advogados), membro da organização
Francisco de Assis Neto, membro da organização
CONDUÇÕES COERCITIVAS
Suzana Neves, ex-mulher de Sérgio Cabral
Maurício Cabral, irmão de Sérgio Cabral
Eduardo Plass, da TAG Bank e gestora de recursos Opus
Luiz Arthur de Andrade Correia, preso na 34; fase da Lava-Jato em setembro
APREENSÕES
Ocorrem em endereços residenciais ou comerciais de Susana Neves, Maurício Cabral e dos seis presos sem mandado anterior
Fonte: Polícia Fderal e Ministério Público