Jornal Correio Braziliense

Politica

Operação Lava-Jato faz 20 denúncias no Paraná em 2016

Em 2015, foram deflagradas 15 fases da operação

A força-tarefa da Operação Lava-Jato no Ministério Público no Paraná ofereceu 20 denúncias em 2016, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (29/12). A Polícia Federal realizou 17 operações neste ano.

Os números são maiores do que os dos dois anos anteriores, quando o caso se tornou público. Em 2015, foram 15 operações e 15 denúncias. Em 2014, oito fases da Lava-Jato e 17 acusações criminais. Ainda em 2014, houve mais quatro denúncias relacionadas à quebra do acordo de colaboração premiada do doleiro Alberto Youssef. Os números não contabilizam a ação dos grupos de trabalho no Supremo Tribunal Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Leia mais notícias em Política

Enquanto a Operação se agigantou, caiu por terra a iniciativa de levar ao Congresso um projeto com apoio de 2 milhões de assinaturas para apertar o combate à Corrupção, avaliou a força-tarefa. O coordenador do grupo, Deltan Dallagnol, entende que ;políticos poderosos; podem influenciar negativamente no conteúdo das leis.

Ele faz duas perguntas para 2017. ;Os políticos investigados conseguirão aprovar leis para frear as investigações e retaliar os investigadores?;, afirmou ele, em nota. ;Segundo, a sociedade permitirá que os políticos corruptos alcancem impunidade?;.

A Lava-Jato fez 71 acordos de delação com investigados e sete com empresas. Falta homologar outras 77 delações e a leniência da Odebrecht.