Jornal Correio Braziliense

Politica

Presidente da Assembleia de Roraima se entrega à polícia para cumprir pena

Jalser se apresentou, junto com seu advogado, ao quartel após a PM receber uma solicitação do juiz da Vara de Execuções Penais para providenciar um local adequado para receber o parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado estadual Jalser Renier (SD), se apresentou no início da noite de quinta-feira (27/10), no quartel do Comando do Policiamento da Capital da Polícia Militar de Roraima para cumprir pena por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos conhecido como "Escândalo dos Gafanhotos".

[SAIBAMAIS]Jalser se apresentou, junto com seu advogado, ao quartel após a PM receber uma solicitação do juiz da Vara de Execuções Penais para providenciar um local adequado para receber o parlamentar. O deputado foi condenado a seis anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto e, também, a 443 dias-multa pelo crime de peculato.

De acordo com o Comando da Polícia Militar, "Jalser Renier foi conduzido a um local preparado para que ele permaneça separado dos demais presos custodiados na unidade militar". Nesta sexta-feira (28/10), a instituição formalizará o comunicado à Vara de Execuções Penais sobre a apresentação e a custódia do parlamentar.



A defesa do deputado reforçou que pende recurso interposto contra a própria condenação, assim como contra a decisão de cumprimento antecipado da pena.

Informou, ainda, que o cumprimento do regime semiaberto não acarreta na perda do manda, tampouco prejudica o exercício da Presidência da Casa Legislativa.

Jalser foi preso em 2003 durante a Operação Praga do Egito, da Polícia Federal, que investigou esquema de desvio de verbas públicas de cerca de R$ 70 milhões, conhecido como "Escândalo dos Gafanhotos".