O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, disse que dividiu com o presidente Michel Temer sua intenção em expandir as alianças entre PSDB e PMDB, visando eleições de 2018. "Disse a ele que espero que essa aliança construída agora na cidade São Paulo possa ser ampliada para o Estado de São Paulo e para o plano federal", relatou.
Ainda de acordo com o prefeito eleito, a reação de Temer foi positiva. "Ele sorriu. Acho que um sorriso... Bem, não foi um sorriso frio", avaliou.
No governo federal atual, PMDB e PSDB já possuem uma aliança. A eleição de Doria em São Paulo abriu espaço para uma aliança também em âmbito municipal. Mas ainda há incertezas sobre a atuação conjunta dos partidos nas eleições de 2018, já que as duas siglas gostariam de lançar candidatos próprios à Presidência.
Homem forte do governo Temer, o peemedebista Moreira Franco chegou a considerar a possibilidade de aliança entre as legendas para 2018, mas disse que a ideia ainda é embrionária.
Ministros
O prefeito eleito de São Paulo encerrou sua agenda em Brasília depois de encontrar também o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a bancada do PSDB na Câmara. Entretanto, ele disse que pretende voltar à Brasília ainda antes de tomar posse em janeiro para visitar ministros."Pretendo voltar antes de assumir para visitar os ministérios. Estarei muito presente aqui em Brasília para construir propostas positivas para a cidade de São Paulo", afirmou.