Após o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, declarar que a Polícia Federal cumpriu mandado judicial contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega de forma ;absolutamente discreta; e que a essa semana terá mais Operação Lava-Jato, o Ministério da Justiça soltou uma nota para explicar as declarações do chefe da pasta.
;O Ministro Alexandre de Moraes reafirmou a legalidade da atuação da Polícia Federal no cumprimento do mandado judicial de prisão do ex-ministro Guido Mantega, bem como o apoio integral à continuidade das operações;, informou a assessoria de comunicação do MJ.
Segundo o órgão, ;a PF vem tendo apoio total e que, em quase todas as semanas houve operação e que, certamente, continuariam nessa semana, na próxima e enquanto houver necessidade;.
Em entrevista ao Broadcast, do Grupo Estado, o ministro declarou que a prisão de Guido Mantega ;só foi revogada por um fato superveniente (posterior), desconhecido da polícia, Ministério Público e Judiciário, um fato humanitário, o que não leva a nenhum descrédito toda a operação e aquele momento da prisão;.
Durante evento de campanha do deputado federal Duarte Nogueira (PSDB), candidato a prefeitura de Ribeirão Preto (SP), Moraes disse que as pessoas se lembrariam dele quando vissem mais uma fase da Operação Lava-Jato nesta semana. ;Indagado, ainda, se a continuidade das investigações e operações era compromisso do Governo Federal, o Ministro Alexandre de Moraes novamente deu essa garantia e afirmou que as pessoas lembrariam desse compromisso com a continuidade da atuação independente da Polícia Federal;, justificou a assessoria do MJ.