O presidente Michel Temer foi vaiado quatro vezes na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (7/9). No protesto mais longo, os gritos de ;Fora, Temer; se estenderam por cerca de um minuto e meio, interrompendo o discurso do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzmann.
Quinze minutos antes de começar a cerimônia, parte da multidão no Maracanã fez um coro de ;Fora, Temer;. Nuzmann discursou e agradeceu o apoio das autoridades e do governo federal. Ele não conseguiu continuar a falar por causa do tamanho do protesto político. Quando o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Philip Craven, citou o presidente, nova leva de protestos. Em seguida, Temer, rapidamente e acompanhado da primeira-dama, Marcela, declarou abertos os jogos. As vaias e os gritos de ;fora; se estenderam até serem abafados pelos fogos.
O constrangimento também aconteceu na abertura das Olimpíadas. O nome de Temer não foi citado nos microfones, mas ele acabou vaiado ao começar a falar. O programa da organização dos Jogos Paralímpicos indicava uma gafe. Informava que os Jogos seriam abertos pelo "Exmo. Senhor Presidente da República em exercício (sic), Michel Temer". Receoso de protestos e com baixo apoio popular ; ele tem 14% de aprovação, segundo medição do Datafolha de julho deste ano ;, o novo presidente tem evitado aparições públicas.
Apoio
A ex-presidente Dilma Rousseff, que passa seu primeiro dia em Porto Alegre após deixar o Palácio da Alvorada na terça-feira, usou uma rede social para defender o apoio que seu governo deu aos Jogos Paralímpicos, cuja abertura aconteceu na quarta-feira no Rio de Janeiro.
;Hoje (ontem) começam os Jogos Paralímpicos #Rio2016;, afirmou ela. ;Tenho muito orgulho do apoio que meu governo deu aos atletas. Os atletas paralímpicos brasileiro também tiveram o incentivo do Plano Brasil Medalhas e do Bolsa Pódio.;
Dilma fez menção ainda ao Centro Paralímpico Brasileiro e aos atletas brasileiros com algum tipo de deficiência. ;O meu governo se orgulha de ter implantado o Centro Paralímpico Brasileiro, um dos mais modernos do mundo em São Paulo;, acrescentou. ;Nossos atletas treinaram no Centro. Vão trazer muitas medalhas e alegria para o povo brasileiro. Estou na torcida. #VitóriaParalímpicos.;
Segundo Dilma, os atletas paralímpicos brasileiros estão entre ;os melhores do mundo e são um exemplo de superação, tenacidade, dedicação e força de vontade;. (com informações da Agência Estado)