A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, está na capital gaúcha para passar o sábado e o Domingo (dias 20 e 21). De acordo com assessores, ela chegou na noite de sexta-feira, 19 A petista não tem compromissos oficiais em Porto Alegre e aproveitará o tempo ao lado da filha, Paula Araújo, e dos netos, Gabriel e Guilherme, que moram na cidade.
Este é o último fim de semana antes do início do julgamento final do processo de impeachment contra Dilma no Senado. Desde que foi afastada do Palácio do Planalto, ela aumentou a frequência de viagens à capital gaúcha. Quase todos os fins de semana, nos últimos meses, foram dedicados à família.
A fase final do impeachment começa na próxima quinta-feira, 25 de agosto, e pode durar até uma semana. Os primeiros dias serão dedicados aos depoimentos de testemunhas. Dilma irá ao plenário do Senado se defender no dia 29, segunda-feira. De acordo com o cronograma estabelecido, ela terá 30 minutos para falar e depois responderá a perguntas.
Na etapa seguinte, os advogados de acusação e defesa terão 1h30 para se pronunciar. Depois, cada senador poderá usar a tribuna por 10 minutos. A votação acontecerá em seguida, após o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski - que presidirá o julgamento - ler um resumo do processo. Para o afastamento definitivo de Dilma, é necessário o voto de 54 senadores.