Jornal Correio Braziliense

Politica

Forças de segurança estão mobilizadas na Esplanada dos Ministérios

Ao menos 880 agentes das forças de segurança do DF estarão nas ruas desde as 6h para acompanhar a movimentação no local

Uma linha de carros da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) vai separar os manifestantes pró e contra impeachment, nesta terça-feira (9/8), na Esplanada dos Ministérios. Ao menos 880 agentes das forças de segurança do DF estarão nas ruas desde as 6h para acompanhar a movimentação no local, enquanto senadores se pronunciam sobre o relatório da Comissão Especial do Impeachment.

Serão 500 policiais militares, 250 bombeiros, 80 agentes do Detran e 50 policiais civis. A Secretaria de Segurança Pública e Paz Social abdicou do muro de alambrado e dos bloqueios no trânsito durante a sessão, em dia de jogo das Olimpíadas Rio 2016, supostamente, por conta da baixa expectativa de manifestantes: 5 mil, segundo levantamento da pasta.

[SAIBAMAIS]O documento da comissão, de autoria do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), conclui que a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, cometeu crime de responsabilidade ao assinar as pedaladas fiscais. A votação começa às 9h, será por maioria simples (41 senadores). Caso seja aprovado, o processo contra a presidente segue em frente e a votação final ocorrerá nos últimos dias de agosto. Na data em questão, a presença do alambrado dividindo a Esplanada ao meio não está descartada.



Apesar da ausência da cerca, o Senado não dispensou as grades, já montadas ao redor do Congresso. Além disso, 200 policiais legislativos foram escalados. Favoráveis ao processo ocuparão três faixas da Via N1 do Eixo Monumental, e os contrários, três faixas da S1. Ambas as pistas estão fechadas desde a meia-noite. Os agentes legislativos e a PM farão cordões de isolamento ao redor do Congresso. O GDF acordou os espaços com manifestantes na última quinta-feira, em reunião com o coronel da PM Márcio Pereira da Silva, secretário adjunto da Secretaria de Segurança.