Jornal Correio Braziliense

Politica

Ao lado de Temer, Marcela estreia como primeira-dama interina em cerimônia

Num vestido cinza sóbrio %u2013 com uma discreta fenda de 20 centímetros na coxa direita %u2013 Marcela cumprimentou os 32 oficiais das Forças Armadas e dois da Aeronáutica promovidos na semana passada pelo interino

A dois dias da abertura oficial das Olimpíadas, a primeira-dama Marcela Temer apareceu pela primeira vez ao lado do presidente em exercício Michel Temer em uma cerimônia pública nesta quarta-feira (3/7) no Palácio do Planalto. Num vestido cinza sóbrio ; com uma discreta fenda de 20 centímetros na coxa direita ; Marcela cumprimentou, ao lado de Temer, os 32 oficiais das Forças Armadas e dois da Aeronáutica promovidos na semana passada pelo interino. Ocorreu também movimentação dos comandos na Marinha.

De braço dado ao interino, Marcela ; que usava um scarpin preto de 8cm ; se desequilibrou e precisou se apoiar no corrimão da rampa tanto na descida quanto na subida. Durante cerca de 40 minutos, ela, Temer, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e um representante da corporação cumprimentaram todos os oficiais promovidos.

A promoção dos generais foi assinada pelo presidente em exercício na quarta-feira (27/7) da semana passada. Segundo o Palácio do Planalto, os oficiais promovidos passam por um processo de escolha por parte do alto comando de cada uma das forças. Entram como critérios de avaliação a carreira militar, a vida pregressa, os conhecimentos na área e o comando anterior de outras unidades.

A cada quatro anos os altos comandos de todas as forças são renovados e o tempo de exercício no cargo de oficial-general é de no máximo 12 anos. A cada ano, há uma renovação de 25% nesse escalão. Os oficiais estavam acompanhados de suas mulheres durante a cerimônia de apresentação ao presidente.