Jornal Correio Braziliense

Politica

Chefe do cerimonial do Planalto é dispensado e assumirá Embaixada em Cuba

Fernando Igreja era tido como aliado da presidente afastada Dilma Roussef

O chefe do cerimonial do Palácio do Planalto, Fernando Igreja, foi dispensado pelo presidente em exercício, Michel Temer. O governo agiu rápido para tratar o assunto como uma substituição de rotina, fazendo acertos para que Igreja assuma a Embaixada do Brasil em Cuba. Nos bastidores, porém, o fato é que há um descontentamento no Planalto porque o diplomata sempre foi um defensor da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Leia mais notícias em Política

O comentário no núcleo do governo é que Igreja, remanescente do governo petista, chegou até mesmo a postar mensagens pró-Dilma no Facebook. Antes de ser enviado a Cuba, porém, o embaixador deverá assumir um posto em Pequim como encarregado de negócios. A exoneração "a pedido" do chefe do cerimonial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem, publicada neste sábado.

A dispensa de Igreja foi cuidadosamente planejada ao longo da sexta-feira, 29, com troca de telefonemas entre ministros, diplomatas e Temer, para evitar que a transferência do embaixador para Havana acabasse sendo interpretada como "retaliação". "Ele quer ir para Cuba mesmo", disse um ministro ao Estado.