Jornal Correio Braziliense

Politica

Autoridades brasileiras manifestam preocupação com protestos durante jogos

Além das manifestações políticas decorrentes do momento conturbado vivido pelo país, existe um risco de paralisações e greves



As áreas de inteligência e segurança do governo federal já identificaram ameaças. O governo manterá o monitoramento de movimentos sociais e, se identificar que alguns dos protestos podem ameaçar a segurança dos Jogos, haverá tratamento policial. Para garantir a segurança do presidente em exercício, Michel Temer, e de chefes de Estado, a inteligência também trabalha com diferentes planos de mobilização. A princípio, o peemedebista vai do Palácio do Itamaraty para o Maracanã de ônibus, com os representantes de outros países.

Tocha
Ontem, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que o esquema de segurança do revezamento da tocha olímpica foi avaliado, depois de ela ter sido apagada durante a passagem por Angra dos Reis. Segundo ele, a secretaria tem a leitura de que haverá protestos, e que, na opinião dele, ;apagar a tocha é crime;.

;A cerimônia da tocha aconteceu outras 85 vezes e não houve problema. Ontem (quarta-feira), houve. Isso foi reavaliado e vamos acompanhar mais atentamente essa questão;, afirmou Beltrame, que não soube explicar qual seria o crime. Em redes sociais, diversos grupos fazem eventos intitulados ;não vai ter tocha; durante o período dos Jogos.