O Palácio do Planalto começou a destravar nesta quinta-feira (7/7) as indicações dos partidos políticos para os cargos de segundo escalão, com a publicação, no Diário Oficial, de pelo menos quatro nomes. O presidente em exercício, Michel Temer, levou de volta Vinicius Lummertz para a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo. Ele havia deixado o cargo em março, quando o PMDB anunciou seu desembarque do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff.
Lummertz, que é do PMDB de Santa Catarina, integrava o grupo do ex-governador catarinense Luiz Henrique, morto há um ano, ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Sua volta era considerada "uma questão de justiça" pelo governo interino.
Temer também assinou a nomeação de Danilo Borges dos Santos para a diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Conab está na cota do PTB, e a indicação atende a pedido do líder Jovair Arantes (GO), que perdeu a vaga quando se afastou de Dilma, depois que deu parecer pela admissibilidade do impeachment da presidente afastada.
Apesar da pressão sobre o Planalto para que os aliados sejam nomeados o mais rápido possível, o governo cumpre o rito para as nomeações. Muitas devem servir para ajudar Temer na confirmação no Senado de sua permanência à frente da Presidência.
Mesmo que pudesse usar os cargos de que dispõem no governo para influenciar na eleição do novo presidente da Câmara, depois da renúncia de Eduardo Cunha, aliados de Temer no Planalto disseram que não haveria tempo hábil para isso. O atraso nas nomeações tem levado a inúmeras queixas dos deputados e senadores.
Mais nomeações
O Diário Oficial de ontem trouxe ainda a nomeação de Sérgio Besserman Vianna para a presidência do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Vianna substituirá Samyra Brollo de Serpa Crespo.
Temer também atendeu ao PR e indicou Mário Rodrigues Júnior para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além dele, nomeou Adalberto Tokarski como diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com mandato até 18 de fevereiro de 2018. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.