Jornal Correio Braziliense

Politica

Derrotado, Eduardo Cunha aposta na CCJ, onde aliados tentam salvá-lo

Conselho de Ética aprova o pedido de cassação do mandato do presidente afastado da Câmara. Defesa vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça



Logo após a proclamação do resultado, o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, adiantou que recorrerá à CCJ. ;A defesa entende que houve uma condenação sem existência de prova no cerne da controvérsia da impugnação do Conselho de Ética que é a mentira e ele não mentir;, disse. Nobre afirmou que Cunha foi alvo de um ;linchamento; no colegiado e que não há provas para cassá-lo. Nobre deve questionar o fato de a votação ter sido nominal e, portanto, simbólica.

Apesar do esforço para salvar Cunha, os próprios aliados dele avaliam que a situação do presidente afastado é complicada. O Planalto não deve interferir em favor do peemedebista. Um dos motivos seria a chateação do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, com o vazamento do encontro que teve com Cunha. ;Eu só sei que o Cunha fez muito pelo Planalto e o governo deveria se lembrar disso;, ameaçou um aliado que votou contra a cassação no Conselho de Ética. ;Mas a situação dele está muito difícil. O Cunha está asfixiado por todos os lados;, completou o parlamentar.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.