Jornal Correio Braziliense

Politica

Deputado Mandetta é o primeiro suplente a marcar presença no painel

Pelas regras da Câmara, caso um titular da comissão não esteja presente, o voto computado é o do primeiro suplente a marcar presença

Milésimos de segundos podem influenciar o destino do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na votação do Conselho de Ética na tarde desta terça-feira (14). Escalado pelo DEM para substituir Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que teve que fazer uma viagem ao exterior, o deputado Mandetta (DEM-MS) foi o primeiro suplente a registrar presença no painel com uma diferença de 11 milésimos de segundo de Marcelo Aro (PHS-MG), que seria um voto garantido pró-Cunha. Pelas regras da Câmara, caso um titular da comissão não esteja presente, o voto computado é o do primeiro suplente a marcar presença.



Na semana passada, a ausência da Tia Eron (PRB-BA) garantiria a vitória de Cunha, já que o suplente que votaria seria o Carlos Marun (PMDB-MS). Hoje, Marun marcou presença 2 segundos depois de Mandetta. A expectativa é que o relatório que pede a cassação de Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar seja votado na tarde desta terça-feira.