Jornal Correio Braziliense

Politica

Superior Tribunal de Justiça elege novo presidente na quarta-feira

A ministra Laurita Vaz deve se tornar presidente, com Humberto Martins de vice e João Otávio Noronha como corregedor nacional de Justiça, cargo que ocupará no Conselho Nacional de Justiça

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elege, nesta quarta-feira (1;/6), o novo presidente, vice e corregedor nacional. Arranjos internos e o cumprimento de uma tradição de indicar os mais antigos devem acabar por eleger uma mulher para conduzir a corte. A ministra Laurita Vaz deve se tornar presidente, com Humberto Martins de vice e João Otávio Noronha como corregedor nacional de Justiça, cargo que ocupará no Conselho Nacional de Justiça.

Inicialmente, a ministra Nancy Andrighi, pelo critério de antiguidade, era a mais cotada para assumir a Presidência, mas ela abriu mão e deve voltar ao gabinete para julgar seus processos. A votação no STJ acontece às 18h de quarta-feira.

Nancy cumpre o mandato de corregedora nacional de Justiça até o final de agosto. Ela pediu compartilhamento de provas da Operação Lava-Jato para avaliar uma possível investigação contra o colega Marcelo Navarro, do próprio STJ.

A corregedora vai abrir reclamação disciplinar para investigar eventuais irregularidades na atuação do Fabiano Silveira como conselheiro do CNJ. Em áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ele orientou a defesa do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) na Operação Lava-Jato, senador que afirmou que o Silveira buscou informações para ele na Procuradoria Geral da República. Semanas depois, ele foi nomeado ministro no governo de Michel Temer, mas caiu do posto quando as gravações foram divulgadas.