Jornal Correio Braziliense

Politica

Teori quer que Mendes seja o relator do 2º pedido de inquérito contra Aécio

Os dois pedidos de investigação foram feitos pela Procuradoria-Geral da República, a partir da delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido - MS)



Esse segundo inquérito sobre a CPI dos Correios também envolve o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Caberá a Lewandowski decidir se encaminha o caso a Gilmar. Se também relatar o caso, o ministro terá que decidir se abre ou não o segundo inquérito contra Aécio.

Gilmar autorizou a abertura de investigação sobre o caso de Furnas, mas nesta quinta - feira(12/5) suspendeu as diligências requeridas e remeteu o caso para ser reavaliado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro tomou a decisão depois da manifestação da defesa de Aécio, que alegou que não havia elementos novos para a abertura do inquérito.

Em nota, o senador tucano afirmou que as informações da delação de Delcídio em relação a atuação na CPI dos Correios são "improcedentes, caluniosas e sem qualquer tipo de comprovação na realidade".

Sampaio disse que procurou a PGR para apresentar esclarecimentos e documentações sobre o assunto. O deputado sustenta que não há motivos para ele ser investigado. Também em nota, Paes afirmou estar "à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos sobre o episódio".