Em meio à crise na política nacional, o turbilhão de denúncias de corrupção envolvendo políticos e empresários está servindo de inspiração para artistas brasileiros. O tema virou música, peça de teatro, espetáculo e até conto erótico ; nesse caso envolvendo o policial Newton Ishii, o famoso japonês da Polícia Federal que sempre acompanha os investigados da Operação Lava-Jato. Alguns textos são mais explícitos, outros apenas fazem referência ao momento atual.
É o caso do Samba do tríplex, lançado pelo sambista Neguinho da Beija-flor. O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é citado em nenhum momento da canção, mas há várias referências a temas que estão sendo investigados pela Polícia Federal do Paraná e pelo Ministério Público de São Paulo: o apartamento do condomínio de luxo no Guarujá, o sítio em Atibaia e a fundação que recebe o nome do ex-presidente. Em cada estrofe, é perguntado a quem pertence o bem, e a resposta é sempre a mesma: ;É de um amigo meu;.
Um vídeo de pouco mais de um minuto com a canção entoada por Neguinho e um amigo está disponível na internet. Quando ainda era presidente, Lula e dona Marisa chegaram a ser convidados para padrinhos do casamento de Neguinho com Elaine Reis, realizado durante o carnaval de 2009. E foi chamado pela ex-primeira-dama de amigo e companheiro de coração.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.