Assumindo a Casa Civil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previamente apelidado de ;superministro;, deverá acumular funções no governo da presidente Dilma Rousseff. A tendência é que o petista olhe atentamente para a economia, além de fazer a ponte entre governo e o Legislativo, recebendo deputados e senadores e ainda ouvirá a sociedade no recentemente reativado Conselhão.
[SAIBAMAIS]Como primeiro desafio, Lula terá que rearranjar as cadeiras do tripé econômico para conseguir dar uma resposta ao mercado financeiro. Até essa terça-feira (15/3), uma das condições para o petista bater o martelo da definição se aceitará mesmo o cargo dentro do Palácio do Planalto está na liberdade que a presidente o dará para trocar os ministros da área econômica. Além de cuidar da articulação política, Lula também deve assumir a liderança do Conselhão, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Superministro
Depois de mais de sete horas de negociação direta com a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner. A informação foi confirmada no final da manhã desta quarta-feira (16/3), por interlocutores do Planalto, por lideranças petistas na Câmara e também por fontes ligadas ao ex-presidente. O Planalto, no entanto, ainda não confirma as informações oficialmente.
Com informações de Naira Trindade