30 de janeiro de 2016 ; Esclarecimentos como investigado
Agora como principal investigado, o ex-presidente e a mulher, Marisa Letícia, são intimados pelo Ministério Público de São Paulo a depor. O órgão suspeita de lavagem de dinheiro praticada pelo casal na aquisição de um tríplex no Guarujá (SP). O apartamento também é alvo da 22; fase da Lava-Jato.
4 de março de 2016 ; Delação aponta para Lula
Suposta delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral aponta para a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. De acordo com a revista Istoé, o senador afirmou que Lula foi o mandante da tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O objetivo da ação era proteger José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente. O Instituto Lula nega as acusações feitas por Delcídio do Amaral.
5 de março de 2016 ; Lula é levado para depor
A PF coloca de vez Lula como alvo da operação Lava-Jato. A PF conduz Lula coercitivamente para prestar depoimento sobre os casos de corrupção na Petrobras. O Ministério Público Federal no Paraná afirma que o ex-presidente foi um dos principais beneficiários Petrolão e usou os desvios para financiar campanhas políticas de seus aliados, além de enriquecer ilicitamente.