Jornal Correio Braziliense

Politica

AGU recorre contra liminar de suspensão de posse do ministro da Justiça

O documento foi concedido pela juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, que alegou que o ministro poderá continuar no cargo caso peça a aposentadoria ou exoneração do Ministério Público Federal

O ministro da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que a AGU irá recorrer na segunda-feira (7/3) para tentar derrubar a liminar que suspendeu a posse do minsitro da justiça, Wellington César. O documento foi concedido pela juiza Solange Salgado, da 1; Vara Federal do Distrito Federal, que alegou que o ministro poderá continuar no cargo caso peça a aposentadoria ou exoneração do Ministério Público Federal.

Cardozo afirmou estar confiante na derrubada da liminar sendo que, segunda ele, o governo apoia-se em atendimento do próprio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que nao vê problemas na situação. "Temos procuradores que exercem cargos de secretários de Estado em funções compatíveis às que exerciam anteriormente. Nesse caso [Ministério da Jutiça] estamos falando de funções diferentes".

Cardozo informou à presidente Dilma sobre a liminar, e expôs que a AGU está recorrendo contra ela. A resolução do CNMP a qual Cardozo se referia, diz que integrantes do MPF não podem ocupar cargo do Executivo se for da mesma natureza da função contrária que exercia. "Vamos conseguir contornar essa dificuldade", acredita.

O ministro da AGU defendeu ainda que as pessoas tenham tranquilidade nas manifestações públicas que estão correndo neste momento em todo o país envolvendo manifestantes favoráveis e contrários ao ex- presidente Lula: "É preciso que os brasileiros tenham calma nesse momento e hajam de maneira democrática". Questionado se caberia ao PT tentar controlar a própria militância, Cardozo afirmou que não iria opinar sobre questões do partido.