Jornal Correio Braziliense

Politica

PSOL afirma que ação foi 'superdimensionada' para favorecer impeachment

"Exigimos que a operação não proteja ninguém - como fazem com os tucanos -, nem direcionem as investigações apenas para um lado", diz o partido em nota

A executiva nacional do PSOL acredita que a condução coercitiva do ex-presidente Lula é simbólica por representar ;um momento de declínio acelerado do PT e de seus governos;. Por meio de nota, o partido afirmou ainda que a ação da 24; fase da Operação Lava-Jato, batizada de Aletheia, foi ;superdimensionada para favorecer a manifestação conservadora de 13 de março;, data em que protestos pró-impeachment estão agendados em todo o país.

No texto, o PSOL criticou a ;pirotecnia dos operativos policiais; e a ;seletividade de divulgação;, que teria ;protegido partidos tradicionais, como o PSDB e o PMDB de Cunha;. O partido exigiu que todas as denúncias de corrupção na Petrobras sejam investigadas, independentemente de partidos: "Exigimos que a operação não proteja ninguém ; como fazem com os tucanos ;, nem direcionem as investigações apenas para um lado".


Como causadora da crise, aponta o partido, está a semelhança entre o governo do PT e o projeto político do PSDB. ;A corrupção não começou com o PT: ele se apossou da expertise dos partidos conservadores, especialmente do PSDB e PMDB, reafirmando o declínio de seu projeto e tendo potencial desmoralizante para toda a esquerda. A possível delação premiada do senador Delcidio é sintomática dos elos que unem os governos tucanos e petistas;, diz o texto.