Momentos
; DESCOBERTA
Os primeiros relatos de um novo país
Justamente uma carta marca o início da história escrita brasileira pós-descobrimento pelos portugueses. No documento, datado de 1; de maio de 1.500, Pero Vaz de Caminha relata ao Rei de Portugal, D. Manuel I, detalhes sobre as terras encontradas em 21 de abril, na expedição às Índias, comandada por Pedro Álvares Cabral. Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota.
;E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, até que terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra. (...) Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! (...); ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!”, escreve.
Na carta, o escrivão descreve também o clima, relevo e vegetação, relata ainda não ser possível saber sobre a existência de metais preciosos nas novas terras e conta sobre o contato com os índios. ;A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto;, detalha.
Na história postal do país, organizada pelos Correios, há outro fato curioso. A nau de Gaspar de Lemos, que transportou a carta de Pero Vaz de Caminha, levava também outra correspondência importante, a de Mestre João Faras, primeiro documento científico sobre o país.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.