Jornal Correio Braziliense

Politica

STJ nega liberdade para Azevedo e adia decisão sobre Marcelo OdebrecHT

Os dois executivos estão presos desde o dia 19 de junho deste ano em Curitiba

A 5; Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quinta-feira (10/12) pedido de habeas corpus para o empresário Otávio Marques de Azevedo, do grupo Andrade Gutierrez Por quatro votos a um, os ministros decidiram mantê-lo preso sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Lava Jato.

Apenas o ministro Ribeiro Dantas, relator da Lava-Jato no STJ, votou a favor da liberdade do executivo. Os demais ministros da turma - Felix Fischer (presidente da turma), Gurgel de Faria, Reinaldo Soares da Fonseca e Jorge Mussi - foram contrários ao voto do relator.

Leia mais notícias em Política

Os ministros adiaram para a próxima terça-feira (15/12) decisão sobre pedido de liberdade apresentado pela defesa do empresário Marcelo Odebrecht. O ministro Ribeiro Dantas já se posicionou a favor do habeas corpus e sugeriu a aplicação de pena alternativa

Conforme pessoas com acesso aos demais ministros, contudo, a tendência é que o placar de hoje se repita na próxima semana e Odebrecht continue preso.

Os dois executivos estão presos desde o dia 19 de junho deste ano em Curitiba. Eles foram alvos da 14; fase da Operação Lava-Jato que também atingiu outros empresários.

Também foram negados nesta quinta os habeas corpus pedidos por Elton Negrão, executivo da Andrade Gutierrez, e Ricardo Hoffman, publicitário. A 5; turma suspendeu o julgamento relacionado a Rogério Araujo, ex-diretor da Odebrecht, por um pedido de vista do ministro Felix Fischer. Ele já conta com um voto a favor do ministro Ribeiro Dantas.