Jornal Correio Braziliense

Politica

Propina de US$ 100 milhões teria motivado compra de refinaria da Petrobras

Novo delator afirma à força-tarefa que compra da refinaria de Pasadena foi motivada por interesses políticos do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli. MP quer anular negócio



A 20; fase investiga funcionários e ex-funcionários da Petrobras. Segundo a Polícia Federal, esta nova etapa da investigação envolve contratos relacionados com as refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Pasadena, nos Estados Unidos. Ao todo, foram liberados pela Justiça 11 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nas cidades de Rio de Janeiro, Rio Bonito (RJ), Petrópolis (RJ), Niterói (RJ) e Salvador.

Argôlo Condenado
A Justiça Federal no Paraná condenou nessa segunda-feira o ex-deputado federal Luiz Argôlo por crimes investigados na Operação Lava Jato. Ele é o terceiro político a ser condenado, após as condenações de André Vargas e Pedro Corrêa. Argolo foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 11 anos e 11 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro em regime fechado. Cabe recurso. Na mesma sentença, Moro deixou de condenar o doleiro Alberto Youssef e Carlos Alberto Pereira da Costa por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo ele, ambos já foram condenados pelos mesmos fatos criminosos em outros processos que tiveram a tramitação encerrada.