Jornal Correio Braziliense

Politica

'Abanar o rabo' era código dos lobistas para subornos na compra de MP

Mensagens de lobista mostram que montadora não pagou valores e, por isso, ficou sem benefícios de medida provisória comprada. Filho de Lula vai prestar depoimento

Investigadores da força-tarefa da Operação Zelotes apontam que ;abanar o rabo; era um dos códigos usados pelos lobistas das montadoras MMC Mitsubishi e Caoa Hyundai para ;comprar; a Medida Provisória 471, que estendeu benefícios fiscais para o setor automobilístico. A mensagem é uma resposta do lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS, para o hoje número 2 do Ministério do Turismo, Alberto Alves, que foi gerente de representação da associação das montadoras (Anfavea).



A reportagem não localizou advogados de APS, que foi preso anteontem pela PF na quarta fase da Zelotes e está recolhido na Papuda, em Brasília. Alberto Alves disse ao Correio na noite de ontem que só comentaria o caso por meio da assessoria do ministério, que distribuiu uma nota à imprensa. No texto, porém, ele não esclarece qual emenda escrita por APS ele desejava ;intrujar; na Medida Provisória n; 471. ;Alberto Alves esclarece que deixou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ; Anfavea ; há mais de três anos e, enquanto ocupava a gerência de Relações Institucionais e Governamentais da entidade em Brasília, tinha por dever de ofício acompanhar o debate sobre matérias de interesse do setor automotivo no Congresso Nacional;, disse o secretário executivo em nota. A Anfavea não prestou esclarecimentos ao jornal. Na segunda-feira, a entidade afastou Mauro Marcondes, preso na Zelotes, da tesouraria da associação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.