O doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa devem ser os primeiros réus a serem ouvidos pela Justiça, nesta quarta-feira (21/10), marcando uma das fases finais do processo que apura o pagamento de propinas da Odebrecht a funcionários da estatal em primeira instância. A ação é movida pelo Ministério Público Federal.
[SAIBAMAIS]A sessão está prevista para começar às 14h. O doleiro e o ex-diretor fizeram acordos de colaboração premiada. Portanto, devem contar o que sabem sobre o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava-Jato, sob pena de perderem os benefícios que conseguiram. Eles e outros delatores afirmaram que a Odebrecht comandava o esquema de fraudes contra a Petrobras. Segundo a investigação, a empreiteira participara de um cartel que combinava as obras contratadas pela estatal.
Está prevista para a quinta-feira (22/10), o depoimento de outro ex-funcionário, que trabalhou na gerência de Serviços da Petrobras. Pedro Barusco também foi denunciado no processo. Assim como Youssef e Costa, ele também fez um acordo de colaboração com o MPF. Os depoimentos dos executivos da Odebrecht estão marcados para a próxima semana. De acordo com o cronograma divulgado pela 13; Vara Federal, que conduz os processos da Lava-Jato, Marcelo Odebrecht deverá ser ouvido na quinta-feira (29/10).