Jornal Correio Braziliense

Politica

Líderes de oposição pedem que Temer atue a favor do financiamento privado

Presidente Dilma Rousseff vetou ontem trecho da lei da reforma política que permite doações de empresas para campanhas

Líderes da oposição da Câmara dos Deputados se reuniram no final da manhã de hoje (20/9) com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pedir que ele atue em uma solução em favor do financiamento privado de campanha. A presidente Dilma Rousseff vetou ontem trecho do projeto de lei aprovado pelo Congresso que permite doações de empresas.

Os parlamentares querem que o presidente do Senado, Renan Calheiros, inclua nas votações de hoje do plenário da Casa a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da reforma política. Outra opção é incluir o veto de ontem na lista de vetos a serem apreciados na sessão conjunta de hoje.

Leia mais notícias em Política


A decisão da presidente vai ao encontro do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu o financiamento privado como inconstitucional. O julgamento foi encerrado após o Congresso aprovar um projeto de lei na direção contrária.

Na avaliação do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da oposição na Câmara, a PEC seria a melhor opção. "Dá uma solução definitiva. A PEC estabiliza o processo. Chama o Supremo a ter que resolver sob outro prisma. Isso dá estabilidade ao sistema no nosso entendimento", afirmou, ao sair da reunião com Temer. De acordo com ele, o vice telefone para Renan e pediu que os recebesse agora para tratar do tema. Estiveram presentes no encontro líderes do PSDB, Solidariedade, PPS e DEM.

Temer também se mostrou favorável a aprovação da PEC , por considerar uma decisão mais segura juridicamente. ;A presidente vetou (o projeto de lei) tendo em face a inconstitucionalidade;, afirmou. De acordo com ele, Dilma avaliou a constitucionalidade e não o conteúdo em si. O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), acusou a petista de tomar uma decisão política. ;A presidente Dilma tem uma posição que é ideológica, partidária, contra o financiamento de campanha;, criticou.