O inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão foi arquivado pelo Ministério Público. O publicitário Marcos Valério condenado a 38 anos de cadeia por ser operador do mensalão disse que o ex-presidente sabia do esquema e indicou quatro contas de um suposto repasse de dinheiro da Portugal Telecom para pagar dívidas de campanha do PT.
Mas a delegada Andrea Pinho e o procurador Frederico Paiva afirmaram que não foi possível comprovar o caminho do dinheiro no esquema. Uma das contas sequer existia e, no caso de outras duas, não foram obtidas informações de Macau e Bélgica.
Informalmente, investigadores ouvidos pelo Correio nos últimos dias disseram que o caso apurado por Paiva e Andrea tinha um problema adicional. Passados mais de dez anos, os eventuais crimes estariam prescritos.
Delação de ex-deputado
Paralelamente, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) afirmou a procuradores da Operação Lava-Jato que Lula ajudou a montar o esquema de desvio de dinheiro na Petrobras, segundo a revista Veja. O ex-parlamentar negocia delação premiada e afirmou que uma reunião com Lula e José Eduardo Dutra definiu a indicação de Paulo Roberto Costa na petroleira.
Corrêa disse, segundo a revista, que Lula ;tinha plena consciência; que o objetivo era arrecadar dinheiro. O ex-presidente tem negado participação em esquemas de corrupção.