Após três horas de reunião no Palácio da Alvorada para discutir a reforma ministerial, três ministros petistas deixaram o prédio, além do presidente do PT, Rui Falcão. Deixaram o Alvorada Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação da Presidência, Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Jaques Wagner, da Defesa. A presidente Dilma Rousseff permanece com o ex- presidente Lula. O objetivo dos encontros de hoje é definir os cargos do PT com a reforma ministerial.
A expectativa é que o redesenho da Esplanada seja anunciado até amanhã, dia em que a presidente viaja para Nova York, onde participa da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Também até esta quinta-feira devem ser definidos os nomes do PMDB para as pastas de Saúde e Infraestrutura, que irá abarcar a Secretaria de Portos e de Aviação Civil.
Ontem a bancada do partido na Câmara indicou seis nomes. Para Infraestrutura, José Priante (PA), Mauro Lopes (MG), Celso Pansera (RJ) e Newton Cardoso Júnior (MG) e para Saúde, Manoel Júnior (PB) e Marcelo Castro (PI). As indicações concorrem ainda com a vontade de alguns integrantes do Planalto de manter no governo o atual ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, colocando-o na pasta de Infraestrutura.