Jornal Correio Braziliense

Politica

Parlamentares viajam e Senado 'congela' painel para forjar quórum

Devido à quantidade de parlamentares que viajaram para o são-joão, a Casa vai usar a presença verificada na última terça

Os senadores que foram para os estados nordestinos por conta dos festejos juninos ; e aqueles que aproveitaram para não comparecer ao Congresso alegando outros motivos ; não receberão falta, mesmo estando fora de Brasília ao longo de toda a semana. Por uma decisão tomada após a reunião de líderes de terça-feira, o painel da Casa foi congelado, com o quórum de 68 senadores verificados há dois dias, e que valerá para assegurar a abertura dos trabalhos de hoje.



Cerca de 100 pessoas caminharam pela Esplanada dos Ministérios, na tarde de ontem, para pedir a liberação da maconha. O grupo seguiu até o Supremo Tribunal Federal (STF), que se prepara para julgar o recurso de um condenado que foi preso com 3g da substância. O caso terá repercussão geral e, se a decisão da Corte for favorável ao réu, pode liberar o porte de pequenas quantidades do entorpecente no país. O grupo chegou a cantar palavras de ordem dirigidas à presidente da República. ;Dilma Rousseff, libera o beck!”, gritavam os manifestantes, que foram impedidos de se aproximar do Palácio do Planalto por policiais. A área em frente ao palácio estava isolada por conta de uma ameaça de bomba em mochilas abandonadas próximas ao monumento. No entanto, não foram encontrados explosivos. (AS)