Jornal Correio Braziliense

Politica

Delegação da Câmara chega a Israel e vai direto ao Muro das Lamentações

Parlamentares postam selfies em ponto de peregrinação nas redes sociais. Eduardo Cunha diz que visita a Israel contém "simbolismo"

A visita da Câmara dos Deputados a Israel começou com uma peregrinação dos parlamentares a pontos turísticos como o Muro das Lamentações. Nas redes sociais, o líder do PSC, André Moura (SE) e o candidato presidencial do partido em 2014, Pastor Everaldo, postaram ;selfies; no local, considerado o segundo mais sagrado do mundo pelo judaísmo. ;Chegamos a Israel, o lugar mais significativo para o povo Judeu e também para os cristãos: muro das lamentações (sic);, escreveu Everaldo num post no Instagram. Everaldo também postou uma foto em frente à entrada do Knesset, o parlamento israelense.

Na tarde desta quarta (3/6) o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) postou o vídeo de um encontro dele com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Na filmagem, Cunha diz que a ida a Israel é a primeira viagem oficial da Câmara. ;Senhor primeiro-ministro, é uma honra nós podermos estar aqui com a nossa delegação, que depois eu vou apresentar ao senhor, (e que é) da mais representativa do nosso parlamento. Estou a pouco tempo no comando da Câmara, e esta é a nossa primeira visita oficial. É justamente o simbolismo de estarmos aqui em israel;, disse Cunha.

Leia mais notícias em Política

O peemedebista também disse apoiar os israelenses na disputa com os palestinos em torno da próxima Copa do Mundo, na Rússia - na semana passada, representantes palestinos solicitaram ao órgão que impeça a participação de Israel do torneio. ;Nós queríamos muito ter ido para a Copa do Mundo ano passado (no Brasil), mas não conseguimos. Agora, eles querem nos impedir de ir à próxima Copa, misturando política com futebol;, disse Netanyahu.

;Nós compartilhamos o seu pensamento de que o esporte não é feito para dividir, e não é feito para fazer política, é feito para unir, para congraçar os povos. As competições esportivas foram feitas justamente para fugir das diferenças políticas. Conte conosco para evitar esse bloqueio;, disse Cunha.

Comitiva brasileira tem 27 pessoas
Conforme revelado na edição de hoje do Correio, a comitiva brasileira a Israel conta com a participação de 27 pessoas - 14 deputados, seis esposas de parlamentares, dois assessores de Eduardo Cunha e mais uma ;delegação acompanhante;, chefiada por Pastor Everaldo.

Na sexta, a agenda está reservada para viagens a pontos turísticos obrigatórios do turismo religioso. Os parlamentares poderão conhecer (ou rever) o Mar da Galiléia, onde Jesus Cristo teria andado sobre as águas; e a região de Nazaré, onde o Messias passou a infância. No sábado pela manhã, o grupo visita a cidade de Belém, e embarca no fim da tarde para a Rússia. O grupo chega a Moscou no domingo, à 1h da manhã. Ali, Cunha deve se encontrar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para o motivo da viagem oficial: um encontro de parlamentares do grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), na segunda.