Jornal Correio Braziliense

Politica

Protestos mostram solidez da democracia brasileira, diz Michel Temer

"Estou convencido que, na verdade, isso [as manifestações] é fruto dos critérios democráticos que adotamos nos últimos tempos. O povo, quando vai às ruas, pede melhorias. O que nós temos de fazer, abertos ao alerta feito pelo povo, é exatamente atender a esses pleitos", disse Temer

As manifestações populares que defenderam a saída da presidenta Dilma Rousseff mostram a solidez da democracia brasileira e não prejudicam a imagem do país no exterior, disse hoje (20) o vice-presidente Michel Temer. Em entrevista a jornalistas durante um seminário de empresários em Lisboa, Portugal, ele classificou de ;impensáveis; as discussões sobre um eventual impeachment de Dilma.

;Estou convencido que, na verdade, isso [as manifestações] é fruto dos critérios democráticos que adotamos nos últimos tempos. O povo, quando vai às ruas, pede melhorias. O que nós temos de fazer, abertos ao alerta feito pelo povo, é exatamente atender a esses pleitos. Não creio que isso tenha desmerecido a figura do Brasil no exterior;, comentou.



O vice-presidente se disse confiante na aprovação, pelo Senado, da indicação do jurista Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF). ;Sou da área jurídica e conheço o ministro indicado. Sei que ele é um jurista da melhor qualidade. Tenho a sensação de que o Senado estará sensibilizado para as qualificações jurídicas do professor Fachin;.

Em relação a perspectivas de negócios entre Brasil e Portugal, Temer disse esperar que o governo português compre aviões brasileiros. ;Acho importantíssimo. A Embraer [fabricante de aviões brasileira] tem grande atuação em Portugal. Ainda há pouco tomei contato com os interesses de Portugal em comprar seis aviões KC-390. Espero que isso venha a acontecer;, concluiu.