Jornal Correio Braziliense

Politica

Redes sociais são palco de discriminação e preconceito, diz Dilma

Programa do governo federal lançado hoje inclui campanha educativa online e nas escolas e canal direito para denúncias de crimes na web



De acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, se faz necessário proteger os brasileiros dos riscos no mundo online, uma vez que hoje é ;inimaginável viver sem internet;. De acordo com ela, o Brasil é o 3; país no uso da rede e 51% da população tem acesso à web mas ainda há lacunas na segurança, especialmente para crianças e adolescentes. "Construir esse grande Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet é inovação, é ousadia", afirmou.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos, junto com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério da Justiça, o Ministério da Educação, o Ministério das Comunicações. Empresas provedoras de serviços online, como Google, Facebook e Twitter também apoiam a ação.

Serviço
As denúncias poderão ser feitas no site www.humanizaredes.gov.br e serão encaminhadas às empresas provedoras de aplicações de serviços na internet, à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial e à Ouvidoria da Mulher, de acordo com as competências de cada órgão. Os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, especialmente quando se tratar de violência sexual e pornografia infantil, serão priorizados. No caso de crimes, as denúnicas serão encaminhadas às autoridades competentes.