A presidenta Dilma Rousseff escolheu hoje (2/3) o desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em substituição ao ministro Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou em julho do ano passado. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Justiça.
A indicação deverá ser publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (6/3). O nome de Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF1), constava de uma lista tríplice apresentada pelo STJ, que incluía os também desembargadores federais João Batista Pinto Silveira (TRF4) e Joel Ilan Paciornik (TRF4).
Leia mais notícias em Política
A escolha foi confirmada no início da tarde. Pouco antes, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve com Dilma no Palácio da Alvorada. Agora, o desembargador passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e, em seguida, terá de ser aprovado pelo plenário da Casa.
Fonseca nasceu em São Luís (MA). Em 1992, tornou-se juiz de direito substituto no Distrito Federal (DF). No ano seguinte, foi nomeado juiz federal substituto da 4.; Vara da Seção Judiciária do DF. Em 2009, foi empossado no TRF1.