Jornal Correio Braziliense

Politica

Em reunião com ministros, Dilma pede mais 'eficiência' e menos 'burocracia'

Este é o terceiro encontro da presidente com os ministros nas últimas semanas; semana passada, reunião avaliou os protestos do dia 15

Pela terceira semana consecutiva, a presidente Dilma Rousseff reuniu, na manhã desta segunda-feira (23/03) os ministros da coordenação política. No encontro, a presidente Dilma Rousseff pediu mais ;eficiência; e redução da ;burocracia; e melhoria na estratégia de comunicação com o governo. Após a reunião, os titulares do Planejamento, Nelson Barbosa, da Agricultura, Kátia Abreu, e das Cidades, Gilberto Kassab foram escalados para falar sobre a reunião.

De acordo com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, Dilma pediu para reduzir a burocracia nos Ministérios. ;A presidente deu uma ênfase forte na questão da gestão. Queremos que o foco fique no cidadão para que todos os Ministérios possam atender melhor. Isso não implica em ter gastos financeiros, apenas em procedimentos que podem ser modificados;, disse. ;Para que a burocracia possa ser superada focando no cidadão. Inverta a lógica, o cidadão determina o que ele precisa e o governo precisa atender;, contou.

;Mais eficiência ate porque é preciso sinalizar para a sociedade que o governo faz a sua parte internamente. Produzir mais eficiência para que os Ministérios se integrem de forma mais adequada para que os trabalhos possam ser potencializados e dessa maneira possamos atingir as nossas metas;, disse o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Segundo Kátia, Dilma também foi enfática ao dizer que todos os ministros precisam colaborar com a pasta da Educação para colaborar com o lema ;Pátria Educadora;.



Comunicação
Kassab disse que a presidente traçou metas em relação à comunicação do governo, para trabalhar também a estratégia de comunicação das pastas. ;Para que os ministros possam, em relação aos principais temas tratados no governo, ter a mesma linguagem e ter estratégia de comunicação. Não tem sentido no mesmo dia a gente ter dois ministros falando do mesmo tema quando pode um ministro ir para determinado estado, outro para outro estado, um falar em uma emissora, outra emissora.;

O ministro disse que ficou definido que a estratégia será coordenada pela Secretaria de Comunicação. A fala ocorre uma semana depois de ser divulgado um documento interno, que teria sido escrito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Thomas Traumann, o qual diz que o governo tem uma "comunicação errática" e vive "caos político".

Estiveram na reunião o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, da Aviação Civil, Eliseu Padilha, de Minas e Energia, Eduardo Braga, da Agricultura, Kátia Abreu e da Defesa Jaques Wagner, além do vice-presidente da República Michel Temer.