Jornal Correio Braziliense

Politica

Corrupção é 'senhora idosa', diz presidente Dilma após protestos

"Meu compromisso é governar para os 203 milhões de brasileiros, sejam os que me elegeram, sejam os que não votaram em mim", afirmou



No pronunciamento durante a cerimônia de sanção do Código de Processo Civil, Dilma lembrou que viveu na ditadura e que muitos amigos deram a vida para que os brasileiros pudessem se expressar. "Ontem, quando vi centenas de milhares de cidadãos se manifestando pelas ruas de várias cidades brasileiras, não pude deixar de pensar: valeu a pena lutar pela liberdade, valeu a pena lutar pela democracia. Este país está mais forte do que nunca".

Erro no Fies
A presidente assumiu que o governo cometeu um erro no Fies. "Passamos o controle dos cursos para o setor privado. Antes, os alunos faziam a matrícula na instituição que iria estudar. Com isso, jovens que tiravam zero em português, por exemplo, usifruiam da bolsa do governo. Hoje, o Ministério da Educação irá controlar as matrículas e a situação será regularizada", disse se referindo a dificuldade dos alunos em fazer a matrícula nas universidades. Após explicar a falha, Dilma citou que o número de matrículas saltou de 74 mil para 731 mil.

Até o ano passado, praticamente qualquer pessoa podia ter acesso ao financiamento em curso com conceito 3 ou superior na avaliação do MEC. A partir do segundo semestre deste ano, os alunos do Fies serão selecionados on-line, e o número de vagas para financiamento será baseado no orçamento disponível.

A liberação das vagas passará ainda por critérios de qualidade e proporcionalidade (baseados, respectivamente, no conceito do curso e na quantidade de alunos que solicitam financiamento para um curso ao longo do tempo). Também foi estabelecido no ano passado que os alunos devem tirar, no mínimo, 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com informações de Ana Paula Lisboa e Marcelo Ernesto