Jornal Correio Braziliense

Politica

Associação Nacional dos Procuradores da República declara apoio a Janot

O posicionamento vem após afirmações como as de Eduardo Cunha que acusavam o procurador de ter agido em favor de grupos políticos

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) declarou apoio "irrestrito" ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e a todos os membros do Ministério Público Federal envolvidos nas investigações da Operação Lava-Jato.

Em nota, a ANPR apontou que durante a Lava-Jato, Janot honrou o compromisso com o regime democrático e os interesses sociais e individuais. O posicionamento vem após afirmações como as de Eduardo Cunha que acusavam o procurador de ter agido em favor de grupos políticos. ;Não tenho dúvidas de que o governo está por trás disso. O procurador escolheu contra quem abriria inquérito;, disse ele.

Veja a nota da associação na íntegra:

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público manifestar irrestrito apoio ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na condução das investigações da Operação Lava Jato, bem como aos demais membros do Ministério Público Federal devotados à apuração do caso.

É atribuição inalienável dos procuradores da República a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. O procurador-geral e demais colegas, no curso da Lava Jato, vêm apenas primando, com disciplina, sobriedade e esmero, a honrar tais compromissos, sem se deixarem intimidar ou influenciar por qualquer ingerência política.

A ANPR afiança a competência e seriedade com que todas as ações referentes à Lava Jato estão sendo executadas e assegura à população - firmemente atenta aos desdobramentos do caso - que os procuradores da República estão seguindo com denodo o quanto estabelecem as leis brasileiras, visando tão somente ao seu cumprimento e à proteção do patrimônio público e da probidade administrativa.

Alexandre Camanho de Assis
Procurador Regional da República
Presidente da ANPR