Jornal Correio Braziliense

Politica

Lula entra em campo para costurar acordo sobre pacote fiscal do Planalto

Ex-presidente se reúne com petistas e peemedebistas na tentativa de negociação. Mas Renan sugere que o Executivo dispense 11,5 mil comissionados para "dar o exemplo"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou ontem em Brasília com uma missão árdua. O cacique petista tenta convencer PMDB e PT a apoiarem as propostas de ajuste fiscal encaminhadas pelo Planalto ao Congresso e que representarão um arrocho de R$ 80 bilhões, de acordo com estimativas feitas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no entanto, reforçou que a tarefa será complicada, e sugeriu que o governo corte na própria carne.



Lula participou ontem de jantar com a bancada de senadores do PT e ainda teria um encontro com a cúpula do PMDB do Senado. Mais cedo, foi a vez de o vice-presidente da República, Michel Temer, reunir-se com a bancada do PMDB da Câmara, enquanto o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tomava café com as centrais sindicais. Em todos os encontros, ficou patente que o apoio poderá até vir, mas terá de ser conquistado a duras penas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.