Jornal Correio Braziliense

Politica

Deputado Luiz Sérgio é escolhido como relator da CPI da Petrobras

Petistas indicaram também deputados Afonso Florence (BA) e Valmir Prascidelli (SP) como titulares da CPI da Câmara. Presidência será do peemedebista Hugo Motta (PB)

A bancada do PT na Câmara definiu no começo da tarde desta terça-feira (24/2) os nomes dos integrantes do partido que participarão da CPI da Petrobras. A relatoria da CPI ficará a cargo de Luiz Sérgio (RJ), que dividirá o comando da CPI com o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), indicado na tarde de segunda (23/2) pelos peemedebistas. Cumprindo o quinto mandato na Câmara, Luiz Sérgio teve uma curta passagem como ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) durante o começo do 1; governo Dilma, em 2011. Além dele, o PT indicou também os deputados Afonso Florence (BA) e Hugo Motta (PB) como titulares da CPI.

[SAIBAMAIS]A indicação de Sérgio é vista como um afago ao PMDB, partido no qual o petista possui bom trânsito. As suplências das vagas petistas serão preenchidas pelos deputados Leo de Brito (AC), Jorge Solla (BA) e Maria do Rosário (RS), ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) de Dilma.



De acordo com o critério da proporcionalidade, a relatoria da CPI pertenceria ao PMDB, e não ao PT. Os peemedebistas, porém, cederam a relatoria ao PT como um gesto de reconciliação. ;Decidimos indicar esse cargo (a presidência) pois é ele quem dita o ritmo dos trabalhos. A intenção do PMDB é resgatar o mais rapidamente possível a credibilidade da Petrobras;, minimizou ontem o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). A escolha de um petista para a relatoria da CPI é vista com desconfiança pela oposição, que preferia um nome do PMDB no cargo.