Jornal Correio Braziliense

Politica

Compra da refinaria de Pasadena volta à pauta do Tribunal de Contas

Tribunal se reúne às 14h e 30 desta quarta-feira (11) para avaliar recurso da Petrobras contra a decisão que culpou a diretoria executiva da empresa na compra da refinaria

O Tribunal de Contas da União volta a se reunir nesta quarta-feira (11/2) às 14h30, para julgar um recurso apresentado pela Petrobras contra uma decisão de junho passado do Tribunal, quando a corte decidiu abrir uma Tomada de Contas Especial (TCE) para apurar supostas irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). À época, o relator do caso, ministro José Jorge, considerou que a Petrobras havia sofrido prejuízo de US$ 792,3 milhões com a compra da refinaria, por preços acima dos de mercado. Na ocasião, o julgamento acabou suspenso por um pedido de vistas do ministro Aroldo Cedraz.



Em junho, o TCU também isentou a presidente Dilma Rousseff e os demais integrantes do Conselho de Administração da Petrobras à época da compra, em 2006, pelos prejuízos provocados. A responsabilidade, segundo ex-ministro José Jorge, caberia à diretoria executiva da empresa, chefiada à época pelo ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, composta por Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque, entre outros. Com a aposentadoria de José Jorge, o caso passou às mãos do ex-senador peemedebista Vital do Rêgo, que deve conduzir o caso nesta quarta.