Jornal Correio Braziliense

Politica

Senadores desalojam administração da Casa para trocar de gabinete

Anexo I está de mudança para acomodar parlamentares desejosos de uma bela vista e maior proximidade com o plenário. Veja as fotos

[FOTO362202]Os senadores começaram a instalar seus gabinetes em áreas antes usadas por setores administrativos do Senado. Funcionários começaram a encaixotar os pertences da Diretoria Geral na tarde de terça-feira (6/12) para mandar tudo para uma área próxima à gráfica. No local, o 3; andar do Anexo I, próximo ao plenário, vai funcionar um gabinete de parlamentar.

Não é a única alteração no prédio, que está com cara de mudança por todos os lados. O senadores querem ficar no edifício que possui uma bela vista do Lago Paranoá e do Eixo Monumental. Além disso, o local é mais próximo do plenário do que alas atrás da biblioteca, pouco arejadas e no subsolo. A única dificuldade que devem encarar é o elevador. ;Quando não está quebrado, está lotado;, diz um servidor, chateado por deixar o prédio, mas feliz por se livrar das longas esperas pelo equipamento.

Segundo o Correio apurou, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) vai se mudar para o 25; andar, onde ficava a Consultoria de Orçamento, desalojada em dezembro. Um quadro com sua logomarca estava à espera de uma parede para ser pendurada ontem, enquanto um faxineiro dava os retoques em uma das salas. O endereço do gabinete ainda é a Ala Afonso Arinos.

Vicentinho Alves (PR-TO) trocou a ala Filinto Muller pelo 21; andar do Anexo I há cerca de três semanas, em meio às comemorações de Natal e ano novo. O senador vai herdar uma paisagem bem mais agradável que a anterior. Antes, ali funcionava a Secretaria de Comunicação Social.


E Tasso Jereissati (PSDB-CE), que volta ao Senado, deve ficar com o 14; andar. Hoje o lugar hospeda o gabinete do senador derrotado Gim Argello (PTB-DF), que não conseguiu se reeleger. O parlamentar deve desocupar o andar apenas em 31 de janeiro, seu último dia de mandato.

Algumas modificações começaram no ano passado. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) dividia o 2; andar com parte da Diretoria Geral. Mas já ficou com um andar inteiro para si e jogou o setor administrativo para o 3; andar. Agora, a DG deixa o prédio de vez.

A assessoria do Senado não esclareceu quantos senadores pediram para mudar de local de trabalho, mas disse que um ato da Mesa prevê a descentralização administrativa.

Visita
Quem deixa o prédio chiou. ;Aqui é arejado, tem uma bela vista, é tranquilo para se trabalhar;, disse um consultor, que irá para os fundos da Biblioteca. Ele diz que vai ficar num local mal ventilado e mais apertado do que o atual. Segundo ele, vai ser difícil colocar seis mesas numa mesma sala. O servidor afirmou que Delcídio visitou o andar um pouco antes de ocupá-lo para conhecer as instalações. ;Ele foi olhar e gostou muito;, disse o servidor. ;Nós ficamos tristes.;

Ao contrário, uma funcionária de gabinete comemorou na terça-feira as novas instalações de seu trabalho. Vista para o Lago Paranoá e silêncio são alguns dos atrativos. ;Muito melhor;, resumiu.


A reportagem não localizou os senadores Delcídio, Vicentinho e Jader e o senador eleito Tasso Jereissati.


Pastel Congresso tem sabor pizza.
O perfil oficial do Senado na rede Instagram exibiu segunda-feira uma fotografia de um cardápio de pastelaria de Brasília que tem a opção de ;Pastel Congresso - delicioso pastel de pizza: mussarela, tomate e orégano;. No comentário, os servidores lembraram que Brasília ;é uma cidade única;. ;Aqui a cultura e o folclore políticos estão entranhados em cada aspecto do cotidiano, como podemos ver neste cardápio de uma tradicional pastelaria. Rsrsrs.;