A presidente reeleita Dilma Rousseff anunciou no fim da manhã desta quarta-feira (31) o restante da equipe ministerial para o seu segundo mandato. A única novidade ocorre no Ministério das Relações Exteriores (MRE), que passará a ser chefiado pelo diplomata Mauro Luiz Iecker, atual embaixador do Brasil em Washington (EUA). Iecker substituirá o atual ministro, Luiz Alberto Figueiredo, que passará a ocupar o posto na capital americana.
Uma situação indefinida que se resolve hoje é a do atual ministro do Trabalho e Emprego, o pedetista Manoel Dias. A pasta foi assediada por setores do PT, que queriam indicar um filiado da legenda para o lugar de Manoel.
Os 12 ministérios restantes continuarão com os atuais titulares das pastas. Assim, Aloizio Mercadante seguirá à frente da Casa Civil; Arthur Chioro permanece com a Saúde; Ideli Salvatti segue na Secretaria de Direitos Humanos e Isabela Teixeira permanecerá à frente do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela Presidência da República:
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje mais um nome para seu ministério. O Embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira assumirá o Ministério de Relações Exteriores.
A presidenta agradeceu a dedicação do Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que assumirá a embaixada brasileira nos EUA .
A presidente agradeceu também a dedicação dos seguintes ministros e os convidou para continuarem exercendo os seguintes ministérios:
1. Aloizio Mercadante Oliva ; Casa Civil
2. Arthur Chioro ; Saúde
3. Eleonora Menicucci de Oliveira ; Políticas para as Mulheres
4. Guilherme Afif Domingos ; Micro e Pequena Empresa
5. Ideli Salvatti ; Direitos Humanos
6. Isabella Teixeira ; Meio Ambiente
7. José Eduardo Cardozo ; Justiça
8. José Elito Carvalho Siqueira ; Segurança Institucional
9. Luis Inácio Adams ; Advocacia Geral da União
10. Manoel Dias ; Trabalho e Emprego
11. Marcelo Côrtes Neri ; Assuntos Estratégicos
12. Tereza Campello ; Desenvolvimento Social e Combate à Fome
13. Thomas Traummann ; Comunicação Social