[VIDEO1]
Representantes de lideranças indígenas das tribos maranhenses Krikati, Gavião, Krenyê, Guajajara, Gamela e Ramkokamekrá Canela manifestam, nesta terça-feira (25/11), na Câmara dos Deputados, contra proposições anti-indígenas de parlamentares ruralistas à Proposta e Emenda à Constituição (PEC) 215/00.
[SAIBAMAIS] Desde o início da tarde desta terça, cerca de 20 índios ocuparam o saguão do anexo 2 da Câmara. Eles deitaram no chão, cantaram e dançaram. As lideranças devem ficar em Brasília durante toda a semana. Eles pretendem cobrar a retomada das demarcações das terras indígenas por parte do governo Dilma Rousseff e ainda manifestar repúdio à indicação da senadora ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A comitiva também fará a entrega de documentos aos ministros do STF contra decisões recentes da Segunda Turma do Supremo que restringem o alcance do direito dos povos, estabelecido pela Constituição Federal, no que diz respeito às suas terras tradicionais. As decisões podem afetar o procedimento demarcatório das Terras Indígenas Guyraroká, do povo Guarani-Kaiowá, e Porquinhos, do povo Apanjekrá Canela.
As lideranças indígenas ainda reivindicarão, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mais recursos no orçamento da União para as demarcações, desintrusões e proteção de terras indígenas e também a realização de concursos públicos para repor o quadro de funcionários técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai).