Jornal Correio Braziliense

Politica

Ao menos 15 ministros já pediram demissão, diz Aloizio Mercadante

As cartas de demissão são, segundo o ministro chefe da Casa Civil, "uma questão de gentileza"

Pelo menos quinze integrantes do primeiro escalão do governo Dilma já redigiram cartas de demissão. A informação é do ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante - ele mesmo é um dos que estão de saída. Mercadante deu entrevista nesta quarta-feira (12/11) e disse que as cartas de demissão são "uma questão de gentileza;. O prazo sugerido por Mercadante para a entrega das demissões expira em seis dias.

Embora, a princípio, não tenha tido essa intenção, o pedido de demissão coletiva ;que só será analisado pela presidente Dilma Rousseff a partir da semana que vem, quando ela retornar da reunião do G20, na Austrália ; tornou-se um contraponto ao pedido feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. Marta, cuja demissão será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (13/11), não apenas saiu do Ministério como criticou a política econômica do governo.

;É uma forma de demonstrar publicamente esse espírito que foi a campanha da presidente Dilma, de uma equipe nova em um governo novo. Todo mundo formalizar essa gentileza para ela (a presidente) ter total liberdade;, disse o ministro sobre a demissão coletiva.