O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros(PMDB-AL), anunciou que não pretende concorrer à reeleição no comando dos senadores. "Eu, sinceramente, não sou candidato", disse o político alagoano ao chegar ao Congresso Nacional nesta terça-feira (28/10). "Já fui três vezes presidente do Senado Federal, nós estamos concluindo essa obra", justificou o parlamentar.
Segundo Renan, o PMDB só deverá decidir quem será o candidato a sucedê-lo na Presidência da Casa em janeiro. "Essa decisão ficará para janeiro", desconversou. "O candidato a presidente do PMDB - que ganhou nas urnas novamente o direito de indicar o presidente -, ele será escolhido pela bancada", explicou.
Tradicionalmente, o partido com maior número de senadores tem direito a ficar com o comando da Casa, o que dá a posição ao PMDB, com 19 parlamentares. A eleição para Presidência do Senado ocorre na segunda sessão legislativa de 2015, que deve ocorrer em 3 de fevereiro. O mandato é por dois anos. Ou seja, o próximo presidente ficará no comando no ano que vem e em 2016.